Pagina inicial. Contate Tips RC. Politica de privacidade. Politica de direitos autorais. Politica de comentarios. Espaço em branco. Espaço em branco. Espaço em branco. Inscreva-se no canal de Tips RC no Youtube.  Acompanhe Tips RC no Facebook. Siga Tips RC no Twitter. Receba atualizacoes via RSS. Perfil de Tips RC no Orkut.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Futaba FASST - Você ainda paga 90 dólares por um receptor?

Se você usa receptores FASST da Futaba de 2.4 GHz, deve saber bem que não são baratos. Já deixei de comprar receptores da Futaba em razão do preço, compartilhei receptores com mais de um aeromodelo e tenho sistemas de rádio controle de outros fabricantes para fugir um pouco dos preços padrão Futaba.

Bem, eu não pago mais oitenta ou noventa dólares por um receptor FASST da Futaba e não deixei de comprar.


A falta de alternativas sempre nos obrigou a pagar valores bem salgados pelos RXs Futaba,  outros fabricantes de sistemas RC têm concorrentes, só a Futaba ainda era exclusiva na tecnologia FASST, agora já há concorrente no mercado e com preço bem mais atraente.

Há alguns meses atrás a FrSky lançou um receptor compatível com a tecnologia FASST sob a grife Orange. Inicialmente pensei que fosse cópia ou clone, mas não é bem assim, o dispositivo é diferente. Parece que desenvolveram algo novo.

O receptor Orange de 2.4 GHz possui 8 canais mas você pode associar dois deles e formar um rx de 14 canais, é compatível com os receptores Futaba FASST de padrão TM7, TM8, TM10, TM14, pesa 10 gramas, tem duas antenas, trabalha com servos analógicos e digitais, possui failsafe para todos canais, tem alcance especificado de 1,5 km e garantia de 12 meses.

O melhor de tudo, o preço é 30 dólares.



Para testar, eu comprei esse RX quando do lançamento, ele ainda vinha sem a capa laranja e funcionou perfeitamente com meu Futaba 7C.

Depois disso já comprei outros dois receptores, mas eu os uso apenas em parkflyers e para vôos de pequena distância (200, 250 metros). Confesso que ainda não adquiri confiança para ir mais longe ou usar em modelos maiores, essa confiança será desenvolvida ao longo do tempo com o próprio uso. O fornecedor indica esse RX para pequenos e médios aeromodelos, helicópteros e parkflyers.

Independentemente de quaisquer outras considerações, é uma alternativa que custa menos da metade do receptor de grife e funciona. Eu entendo que a relação custo/benefício é amplamente favorável neste caso.

Se você está pensado na qualidade do RX, eu também. Como já disse ainda não desenvolvi total confiança, mas para o uso que me propus ele está dando conta do recado e meu bolso agradece.

O receptor OrangeRx Futaba FASST Compatible 8Ch 2.4Ghz é vendido pela HobbyKing, e você pode conhecer maiores detalhes na própria página do produto aqui.

Até mais.
Comente o que achou deste artigo.

Leia também:

Receptor FrSky Orange Rx Futaba FASST Compatible 8Ch 2.4Ghz - como bindar (how to bind)


FrSky Orange Rx FASST Compatible - vibração ou ruído, como resolver (vibration or noise, how to resolve)

Tips RC - Copyright (c) 2011 - Todos os direitos reservados.

4 comentários:

  1. neu colega pagou 90 reais por deste orange ai e perdeu um aero de 1800

    ResponderExcluir
  2. pode comprar o original por 40 dolares ja com portes veja tower hobbies

    ResponderExcluir
  3. Pode comprar o original por 39 dolares,veja em tower hobbies.

    ResponderExcluir
  4. Como faz para associar 2 receptores deste, é só ligar qualquer canal de um em qualquer canal do outro? Tem alguma configuração extra?

    ResponderExcluir

Comente este artigo, todos comentários são bem-vindos.
Leia nossa política de comentários.