Pagina inicial. Contate Tips RC. Politica de privacidade. Politica de direitos autorais. Politica de comentarios. Espaço em branco. Espaço em branco. Espaço em branco. Inscreva-se no canal de Tips RC no Youtube.  Acompanhe Tips RC no Facebook. Siga Tips RC no Twitter. Receba atualizacoes via RSS. Perfil de Tips RC no Orkut.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Bateria de Li-Po, cálculo da corrente para carga

No aeromodelismo a segurança sempre está em primeiro lugar e fazer a carga uma bateria de Li-Po (polímero de lítio) é um procedimento que envolve riscos, talvez seja o momento em que ocorra a maioria dos incidentes.

Um dos fatores que contribue para esse risco é a realização da carga com uma corrente inadequada e isso pode até explodir a bateria!





Vejamos a seguir, sem teorias, como calcular a corrente máxima para a carga.

Fórmula:

Corrente para carga = capacidade da bateria X taxa de carga


  • A capacidade é informada na bateria em mAh ou Ah, no primeiro caso divida o valor por mil antes de aplicar a fórmula.
  • A taxa de carga também vem informada e está escrita em múltiplos de C, caso não esteja informada adote 0,7 como padrão. Cuidado para não se confundir entre as taxas de carga e descarga, ambas estão expressas em C.

Exemplos de cálculo da corrente para carga.

Exemplo A: 1,6 Ah X 3 = 4,8A ou (1.600 mAh / 1.000) X 3 = 4,8A. A carga pode ser feita com uma corrente de até 4,8A.

Exemplo B: 1,6 Ah X 0,7 = 1,1A ou (1.600 mAh / 1.000) X 0,7 = 1,1A. A carga pode ser feita com uma corrente de até 1,1A.


Em hipótese alguma faça a carga com correntes superiores à indicada. Se possível faça sempre a carga com uma corrente de 0,7C, demora mais, no entanto prolonga a vida útil da bateria.

Até mais.

Comente este artigo:



 

Tips RC - Copyright (c) 2011 - Todos os direitos reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente este artigo, todos comentários são bem-vindos.
Leia nossa política de comentários.