Pagina inicial. Contate Tips RC. Politica de privacidade. Politica de direitos autorais. Politica de comentarios. Espaço em branco. Espaço em branco. Espaço em branco. Inscreva-se no canal de Tips RC no Youtube.  Acompanhe Tips RC no Facebook. Siga Tips RC no Twitter. Receba atualizacoes via RSS. Perfil de Tips RC no Orkut.

domingo, 20 de março de 2011

Conectar baterias em série ou paralelo

Desta vez escolhi escrever sobre um tema que na verdade é simples mas causa muitas dúvidas, principalmente aos iniciantes.


Quando e como fazer a interligação de mais de uma bateria em paralelo ou em série.

Da mesma forma que eu tratei outros assuntos, não vou abordar teorias ou explicações mais sofisticadas, serei prático.
Antes algumas recomendações essenciais:

  • Segurança em primeiro lugar, e com bateria de Li-Po não se brinca nem em pensamento, então todo cuidado é pouco.
  • Jamais use cabos de menor espessura do que aqueles que são utilizados normalmente com as baterias envolvidas no processo. Se puder usar um pouco mais grosso melhor, pode aumentar a resistência e causar um pouco de perda, mas a segurança está garantida.
  • Use sempre baterias idênticas no processo. Em algumas circunstâncias poderiam até ser utilizadas baterias diferentes, mas eu não recomendo, sou totalmente contra essa prática. Além de poder danificar alguma bateria, se você não souber direito o que está fazendo a possibilidade de acidentes é grande.
  • Certifique-se de que o motor e o esc comportam a configuração de bateria que se pretende montar.
Vamos ao que interessa.

Quando usar em paralelo?
Quando for necessário que a carga da bateria dure mais tempo. Nessa situação a tensão(V) não é alterada. Exemplo de ligação em paralelo:
Duas baterias 3S (11,1V) de 1.800 mAh ligadas em paralelo funcionarão como uma bateria 3S (11,1V) de 3.600 mAh.


Quando usar em série?
Quando você precisar aumentar a tensão da bateria. Neste caso o tempo de duração da carga não é modificado. Exemplo de ligação em série:
Duas baterias de 2S (7,4V) de 1.000 mAh ligadas em série funcionarão como uma bateria 4S (14,8V) de 1.000 mAh.


Diagrama das conexões:


Até mais.


Faça o seu comentário.


Tips RC - Copyright (c) 2011 - Todos os direitos reservados.

11 comentários:

  1. Exelente explicação.
    A pouco descobri seu blog. Muito bom.
    Sou iniciante em aeromodelismo...
    Na verdade apenas compro coisas na HobbyKing para amigos que me pedem.
    Mas ja estou montando um modelo para mim.
    Muito boa sua dica do bind no artigo
    Bind Turnigy 9X + HK-TR6A 6Ch
    salvou minha lavoura pois tenho este Turnigy 9x mas o receptou é muito grande para planos pequenos. Nao sabia que dava certo o HK-TR6A.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Seu_Nick, é bom saber que foi útil, afinal esse é o objetivo, partilhar informações e técnicas para que o aeromodelismo cresça cada vez mais. Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Liguei Duas Baterias de Celular 3.7 700mAh cada em Paralelo no meu mp4.
    funcionou narmal e sem problemas, MAS... como faço para carregar essas baterias?
    posso carrega-las ligadas em paralelo mesmo? com um carregador de 5v 1500mAh? me ajudem por favor.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. JAPA2012 vc pode até carregar as duas com esse carregador, mas vai haver perigo de explosão pelo super aquecimento delas(muito tempo carregando). Entenda que vc não vai carregar DUAS baterias de 3.7 700mAh e sim UMA de 7.4v e 1400mAh no seu caso é necessário no minimo uma tensão de 14.8v(2x7.4) e 2.800mAh(2x1400mAh).
    Obs:
    1 - O aumento da amperagem reduz o tempo de recarga mas super aquece as baterias podendo fazer explodir.
    2 - O aumento da voltagem pode ocasionar a queima das baterias ao recarregar
    3 - É melhor recarregá-las separadamente conforme a indicação do fabricante. "SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR"

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pela explicação foi de estrema utilidade e grande duvida esclarecida.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado me ajudou muito eu estava com grande duvida em relação como fazer o tempo durar mais da bateria

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado pela explicação foi de estrema utilidade e grande duvida esclarecida.

    ResponderExcluir
  8. se eu ligar duas baterias 3.7 v em série, posso carregar normalmente num carregador de 7.4 v, direto?

    ResponderExcluir
  9. Se eu ligar duas baterias de 3.7 v em série (soldadas), posso carregar normalmente em um carregador para 7.4 v.?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Ô meu amigo estou precisando de uma grande ajuda sua. Como faço para obter uma bateria de 1800 mah e 7.4 v? Tenho esse projeto para um tablet e kero usar duas baterias de celular...
    O único jeito é achar duas baterias de 3.7 v e 1.800 mah ligando em série? Ou tem como aumentar ( V ) e ( MAH )? Obrigado...

    ResponderExcluir
  11. para usar num helicoptero de classe700, uso em serie ou em paralelo?? valeu ...

    ResponderExcluir

Comente este artigo, todos comentários são bem-vindos.
Leia nossa política de comentários.