As baterias de Li-Po (polímero de lítio) fizeram uma pequena revolução no aeromodelismo, são mais leves e proporcionalmente comportam carga maior que suas antecessoras (NiCD e NiMH), também são mais práticas dada sua variedade de tamanhos e capacidades.
Entretanto, tenho observado certo receio em utilizá-las nos rádios transmissores.
Alguns dizem que a descarga da Li-Pos é muito forte para os tx, outros alegam que sua tensão é superior à máxima admitida pelo transmissor, outros ainda desconhecem essa possibilidade de uso.
Pessoalmente só uso baterias de Li-Po nos meus transmissores, são mais práticas e duram muito mais. Outra vantagem é a informação do estado atual da carga, com as Li-Pos você sabe exatamente quanto tem.
Atualmente existem baterias próprias para uso em rádios transmissores.
Uma precaução que pode ser adotada é diminuir um pouco a carga. Eu faço isso de vez em quando, carrego-a totalmente e depois descarrego até algo em torno de 11,5V, mas não é regra.
O vídeo a seguir mostra a instalação de uma bateria de Li-Po com carga total em um transmissor Futaba 7C 2.4 GHz.
Se quiser conhecer as especificações da bateria mostrada no vídeo clique aqui.
Até mais.
Comente o que achou deste artigo.
Outros modelos de baterias de Li-Po para transmissores de rádio controle podem ser conferidos no endereço um, no endereço dois e no endereço três.
Olá,
ResponderExcluirgraças ao seu tutorial eu comprei uma bateria Rhino 2620 para usar com o meu controle Futaba, porém surgiu uma dúvida: como eu carrego essa bateria, já que o meu carregador de Lipo exige que o conector normal e não apenas o balanceado esteja conectado nele?
tem um xicote para os carregados de bateria de lipo, com o plug (terminal) exato para sua bateria de lipo.
ResponderExcluir