Pagina inicial. Contate Tips RC. Politica de privacidade. Politica de direitos autorais. Politica de comentarios. Espaço em branco. Espaço em branco. Espaço em branco. Inscreva-se no canal de Tips RC no Youtube.  Acompanhe Tips RC no Facebook. Siga Tips RC no Twitter. Receba atualizacoes via RSS. Perfil de Tips RC no Orkut.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Bateria de Li-Po para transmissor de rádio controle


As baterias de Li-Po (polímero de lítio) fizeram uma pequena revolução no aeromodelismo, são mais leves e proporcionalmente comportam carga maior que suas antecessoras (NiCD e NiMH), também são mais práticas dada sua variedade de tamanhos e capacidades.

Entretanto, tenho observado certo receio em utilizá-las nos rádios transmissores.


Alguns dizem que a descarga da Li-Pos é muito forte para os tx, outros alegam que sua tensão é superior à máxima admitida pelo transmissor, outros ainda desconhecem essa possibilidade de uso.

Pessoalmente só uso baterias de Li-Po nos meus transmissores, são mais práticas e duram muito mais. Outra vantagem é a informação do estado atual da carga, com as Li-Pos você sabe exatamente quanto tem.

Atualmente existem baterias próprias para uso em rádios transmissores.

Uma precaução que pode ser adotada é diminuir um pouco a carga. Eu faço isso de vez em quando, carrego-a totalmente e depois descarrego até algo em torno de 11,5V, mas não é regra.

O vídeo a seguir mostra a instalação de uma bateria de Li-Po com carga total em um transmissor Futaba 7C 2.4 GHz.

Se quiser conhecer as especificações da bateria mostrada no vídeo clique aqui.

Até mais. 

Comente o que achou deste artigo.






Outros modelos de baterias de Li-Po para transmissores de rádio controle podem ser conferidos no endereço um, no endereço dois e no endereço três.

Tips RC - Copyright (c) 2011 - Todos os direitos reservados.

2 comentários:

  1. Olá,

    graças ao seu tutorial eu comprei uma bateria Rhino 2620 para usar com o meu controle Futaba, porém surgiu uma dúvida: como eu carrego essa bateria, já que o meu carregador de Lipo exige que o conector normal e não apenas o balanceado esteja conectado nele?

    ResponderExcluir
  2. tem um xicote para os carregados de bateria de lipo, com o plug (terminal) exato para sua bateria de lipo.

    ResponderExcluir

Comente este artigo, todos comentários são bem-vindos.
Leia nossa política de comentários.