sábado, 29 de janeiro de 2011

Servo retrátil

A denominação correta desse tipo de servo não é retrátil e sim "não proporcional". No entanto ele é conhecido como retrátil por ser usado em trens de pouso retráteis, aliás esse é o seu uso mais freqüente.

Há quem não entenda o que é um servo retrátil, até compram por engano e depois dizem que o servo veio defeituoso.


O servo comum que todos conhecemos é proporcional, ou seja, à medida que se movimenta o stick do rádio ele se movimenta na mesma proporção. Você empurra um pouco o stick e o servo movimenta um pouco, você empurra o stick até a metade e o braço do servo vai até a metade, e assim por diante. Você já viu um dimmer em interruptor de lâmpadas? É aquele botão giratório que você usa para regular a intensidade da luminosidade fornecida pela lâmpada, geralmente é usado em quartos de criança. É exatamente assim que o servo proporcional funciona.

O servo não proporcional funciona diferente, até por isso é denominado assim. Imagine o interruptor de luz comum de sua casa, ele funciona somente em duas posições, com as lâmpadas acesas ou apagadas certo? Existe lâmpada meio ligada? Nesse caso não. É assim que o servo não proporcional trabalha e, em geral, o comando dele não é um stick, e sim uma chave de 2 posições do seu rádio transmissor. Esse tipo de servo não tem posições intermediárias no seu curso/trajeto, ele vai direto de uma ponta a outra, sem parar. Você não consegue comandar para que ele pare no meio ou em outra posição qualquer que não seja um dos extremos.

Para exemplificar, veja o vídeo a seguir que mostra o funcionamento de um servo não proporcional. O servo mostrado no vídeo é o HXT 9320MG-180 da HobbyKing, além de ser não proporcional ele tem um curso maior que os servos comuns, ele se movimenta até a 180 graus, mas no vídeo você pode verificar que ele vai além disso.

Se tiver curiosidade de conhecer as especificações desse servo clique aqui.

Até mais.

Comente o que achou deste artigo.



Tips RC - Copyright (c) 2011 - Todos os direitos reservados.

3 comentários:

Comente este artigo, todos comentários são bem-vindos.
Leia nossa política de comentários.