Pagina inicial. Contate Tips RC. Politica de privacidade. Politica de direitos autorais. Politica de comentarios. Espaço em branco. Espaço em branco. Espaço em branco. Inscreva-se no canal de Tips RC no Youtube.  Acompanhe Tips RC no Facebook. Siga Tips RC no Twitter. Receba atualizacoes via RSS. Perfil de Tips RC no Orkut.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Servo retrátil

A denominação correta desse tipo de servo não é retrátil e sim "não proporcional". No entanto ele é conhecido como retrátil por ser usado em trens de pouso retráteis, aliás esse é o seu uso mais freqüente.

Há quem não entenda o que é um servo retrátil, até compram por engano e depois dizem que o servo veio defeituoso.


O servo comum que todos conhecemos é proporcional, ou seja, à medida que se movimenta o stick do rádio ele se movimenta na mesma proporção. Você empurra um pouco o stick e o servo movimenta um pouco, você empurra o stick até a metade e o braço do servo vai até a metade, e assim por diante. Você já viu um dimmer em interruptor de lâmpadas? É aquele botão giratório que você usa para regular a intensidade da luminosidade fornecida pela lâmpada, geralmente é usado em quartos de criança. É exatamente assim que o servo proporcional funciona.

O servo não proporcional funciona diferente, até por isso é denominado assim. Imagine o interruptor de luz comum de sua casa, ele funciona somente em duas posições, com as lâmpadas acesas ou apagadas certo? Existe lâmpada meio ligada? Nesse caso não. É assim que o servo não proporcional trabalha e, em geral, o comando dele não é um stick, e sim uma chave de 2 posições do seu rádio transmissor. Esse tipo de servo não tem posições intermediárias no seu curso/trajeto, ele vai direto de uma ponta a outra, sem parar. Você não consegue comandar para que ele pare no meio ou em outra posição qualquer que não seja um dos extremos.

Para exemplificar, veja o vídeo a seguir que mostra o funcionamento de um servo não proporcional. O servo mostrado no vídeo é o HXT 9320MG-180 da HobbyKing, além de ser não proporcional ele tem um curso maior que os servos comuns, ele se movimenta até a 180 graus, mas no vídeo você pode verificar que ele vai além disso.

Se tiver curiosidade de conhecer as especificações desse servo clique aqui.

Até mais.

Comente o que achou deste artigo.



Tips RC - Copyright (c) 2011 - Todos os direitos reservados.

3 comentários:

Comente este artigo, todos comentários são bem-vindos.
Leia nossa política de comentários.