Pagina inicial. Contate Tips RC. Politica de privacidade. Politica de direitos autorais. Politica de comentarios. Espaço em branco. Espaço em branco. Espaço em branco. Inscreva-se no canal de Tips RC no Youtube.  Acompanhe Tips RC no Facebook. Siga Tips RC no Twitter. Receba atualizacoes via RSS. Perfil de Tips RC no Orkut.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Como fica a concorrência com a warehouse brasileira da Hobby King?


Concluindo meus artigos sobre a instalação da warehouse brasileira da Hobby King, vou analisar um pouco a concorrência e o impacto que ela pode sofrer com o novo player no mercado nacional.
Várias pessoas estão dizendo que as lojas de aeromodelismo no Brasil terão que se reinventar ou irão quebrar com a presença da Hobby King em nossas terras.

Pessoalmente eu não concordo com essa afirmação, acho alarmista e fora da realidade.
Na verdade a Hobby King não tem concorrentes locais, seus concorrentes estão fora do Brasil. Os negócios que mais poderão ser afetados são os dos importadores ou distribuidores locais de outros fornecedores concorrentes da Hobby King.
Como citei no artigo “O que significa uma warehouse da Hobby King no Brasil?”, a Hobby king deverá trazer para seu depósito no Brasil principalmente itens prejudicados pelo frete/transporte internacional, ou seja são itens que normalmente já não chegam ao Brasil. Motores, ESCs, Servos, Hélices e demais componentes de pequeno porte não serão estocados no Brasil, continuarão a ser vendidos a partir do depósito chinês da Hobby King. Sendo assim, acredito que os varejistas locais não sofrerão perdas em seus negócios, ao contrário podem até se beneficiar.
Atualmente o comerciantes varejistas de aeromodelismo locais já vendem muitos produtos da Hobby King, na verdade eles são verdadeiras lojas da HK. Eles também não importam os itens que são inviabilizados pelo frete. Teremos aí um complemento, o depósito brasileiro terá itens que ninguém vende no Brasil (exceto Li-Pos de grande capacidade) e quando houver necessidade de peças de reposição ou dispositivos para complementar esses produtos os consumidores continuarão a buscar o mercado local ou o depósito chinês da Hobby King como já fazem hoje.
Se os varejistas brasileiros forem perspicazes, eles passarão a importar itens de reposição para os modelos e kits que a Hobby King irá estocar no Brasil, podendo oferecer manutenção e reposição aos seus clientes. E mais ainda, também comprarão no depósito brasileiro da Hobby King para revender esses itens e nesse caso eles tem uma vantagem competitiva em relação à Hobby King, as formas de pagamento. Quem quiser comprar na Hobby King seja do depósito brasileiro ou depósito chinês precisa ter cartão de crédito internacional e pagar a compra a vista. Nossos comerciantes podem e oferecem meios de pagamento para quem não pode comprar a vista direto da Hobby King, tais como boleto bancário, cheque pré-datado, parcelamento do cartão, etc.. Podemos especular ainda sobre a possibilidade da Hobby King firmar parcerias com alguns varejistas locais oferecendo algumas vantagens para que os mesmos revendam os produtos do depósito brasileiro.
Aliás, os meios de pagamento oferecidos pela Hobby King são um entrave ao aumento de vendas no Brasil, que sabemos possuir práticas comerciais um tanto peculiares. Pelo menos para as compras a partir do depósito brasileiro a Hobby King deveria oferecer os meios de pagamentos locais.
Como vimos, acredito que o comércio varejista brasileiro de aeromodelismo não tem com o que se preocupar e até pode tirar vantagem da instalação do depósito brasileiro da Hobby King.
Já os importadores e distribuidores de outra marcas podem começar a queimar o seus neurônios para encontrar formas de competir com a Hobby King, sobretudo na fatia de modelos montados e kits para montar, pois terão um concorrente praticamente imbatível nos preços. Já sei até qual será a estratégia deles, tentarão depreciar os produtos da Hobby King, principalmente em relação à qualidade. Essa estratégia além de frágil é incoerente, a maioria dos itens concorrentes que eles vendem também são fabricados na China, atualmente quem quer ser um player global competitivo precisa fabricar na China. Os importadores e distribuidores precisarão arrumar outros diferenciais competitivos tais como garantia, peças de reposição, suporte técnico, manuais de uso/instalação bem elaborados e traduzidos, etc., além de se aproximarem dos preços e prazos de entrega da Hobby King.

Apenas para registro, o depósito brasileiro da Hobby King também deverá atender aos demais mercados da América Latina.
Finalizando, eu penso que o mercado brasileiro de aeromodelismo e o aeromodelismo brasileiro em si só tem a ganhar com a instalação do depósito da Hobby King no Brasil, isso vai facilitar o acesso de muitos a produtos até então restritos e vai gerar oportunidades de negócios. Do outro lado a Hobby King é a principal interessada para que isso ocorra afinal quanto mais clientes maiores serão as vendas e os lucros.
Faça seu comentário, gostaria de saber o que você pensa sobre o assunto.
Até mais.

Leia também:

Visite o site da Hobby King.

Tips RC - Copyright (c) 2011 - Todos os direitos reservados.

Um comentário:

  1. relamente muito interessante a matéria! acredito nisso também!!!

    ResponderExcluir

Comente este artigo, todos comentários são bem-vindos.
Leia nossa política de comentários.